Nas Notícias

Futuro terminal Vasco da Gama em Sines deverá ser concessionado por 50 anos

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou hoje, no parlamento, que o concurso para o futuro terminal Vasco da Gama em Sines, distrito de Setúbal, deverá ter um prazo de concessão de 50 anos.

“O concurso que vai ser lançado para o terminal Vasco da Gama prevê um prazo substancialmente superior a 30 anos. O investimento que vai ser feito aponta para prazos de amortização substancialmente superiores, o que quer dizer que o prazo, em princípio, vai ser de 50 anos”, disse Ana Paula Vitorino, em resposta aos deputados, durante uma audição parlamentar na comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas.

Durante a sua intervenção inicial, a governante já tinha indicado que a documentação necessária para o lançamento do concurso público internacional para a concessão deste novo terminal “foi enviada para o circuito legislativo”.

O Terminal Vasco da Gama prevê um investimento total de cerca de 600 milhões de euros, a realizar por privados.

Numa primeira fase, esta infraestrutura vai permitir a duplicação da capacidade de movimentação de contentores do Porto de Sines.

Segundo os dados disponibilizados pelo Governo, no primeiro trimestre, o Porto de Sines registou um crescimento de 5,81 por cento no total da carga movimentada, em comparação com igual período do ano anterior, alcançando 11,7 milhões de toneladas.

No período de referência, o destaque vai para a carga contentorizada que avançou 16,23 por cento para 436 mil TEU’s (medida padrão utilizada para calcular o volume de um contentor).

Em destaque

Subir