Desporto

Fraga e Mendes vão à final no remo e alcançam o melhor registo nacional nos Jogos Olímpicos

A dupla Pedro Fraga/Nuno Mendes alcançou a segunda final para Portugal nos Jogos Olímpicos, sendo desde já a melhor prestação nacional em Londres. No próximo sábado, os remadores vão tentar melhorar o oitavo lugar alcançado em Pequim 2008.

Os remadores Nuno Mendes e Pedro Fraga puxaram dos galões da ponta final e qualificaram-se, pela segunda vez, para a final olímpica do doublescull peso ligeiro (LM2X). A dupla terminou, esta manhã, a meia-final no terceiro lugar, garantindo a segunda presença portuguesa numa final olímpica em Londres, depois do sétimo lugar de João Costa no tiro.

A participação na meia-final pautou-se por um regresso à ‘normalidade’. Na qualificação, o LM2X optou por bater-se pela frente da prova, mas na eliminatória de hoje regressou à tática habitual, apostando na fortíssima ponta final. Fraga/Mendes controlaram o andamento e seguiram no quinto posto durante a maior parte dos dois quilómetros, aumentando a cadência nos últimos 500 metros até terminarem no terceiro posto.

Portugal terminou a segunda série das meias-finais com o tempo de 6m32s99, atrás dos britânicos Zac Purchase/Mark Hunter (6m36s62) e dos franceses Stany Delayre/Azou Jeremie (6m37s29), depois de ter ultrapassado na ponta final a Noruega e a Hungria.

Sábado, o LM2X de Fraga/Mendes competirá na pista um, tendo como adversários Grã-Bretanha, França, Dinamarca, Nova Zelândia e Alemanha. Como na final participam seis formações, este é já o melhor resultado da comitiva portuguesa em Londres 2012.

Em destaque

Subir