Nas Notícias

Fotografias do The New York Times: “Portugal aprova mais um pacote de austeridade”

portugal nytPobreza, desemprego, envelhecimento, emigração, contestação social, construção devoluta… O retrato de Portugal no jornal norte-americano The New York Times mostra as várias faces de “mais um pacote de austeridade” pela lente do fotojornalista Mauricio Lima.

O jornal norte-americano The New York Times acompanhou a aprovação do Orçamento de Estado para 2013 com uma fotogaleria a retratar um país em crise. Intitulada “Portugal aprova mais um pacote de austeridade”, o trabalho do fotojornalista brasileiro Mauricio Lima revela o aumento da pobreza, a subida da contestação social, a fuga pela emigração e o envelhecimento de um país onde até os prédios estão ao abandono.

“Cerca de 21 por cento dos idosos em Portugal vivem atualmente na pobreza” é uma das legendas, tal como a referência aos “1,4 milhões de desempregados (quase 16 por cento da população), dos quais apenas 370 mil recebem apoios mensais do Estado”. Outra fotografia reporta os “735 mil edifícios devolutos” num país onde as imagens também mostram pessoas sem abrigo e jovens prontos a emigrar.

A apoiar o trabalho surge um artigo intitulado “Portugueses juntam-se ao coro de descontentes da Europa”, no qual o analista Raphael Minder afirma que a austeridade ajudou a “empurrar Portugal mais profundamente para uma das mais longas recessões da Europa”.

“O Governo conseguiu aprovar um novo orçamento de austeridade com aumentos abruptos de impostos, enquanto os manifestantes demonstravam o seu descontentamento fora do edifício do Parlamento. Tais protestos e paralisações tornaram-se cada vez mais comuns durante este último ano, à medida que o quotidiano de muitas famílias portuguesas se tornou numa luta para se manterem à tona”, complementou.

Em destaque

Subir