{loadposition inline}Já chegou a mais recente geração do modelo mais emblemático da Toyota, pelo menos quando se fala do mercado automóvel português. Atravessou gerações, adaptou-se a novas realidades ambientais, tecnológicas e de tendência estética e aí está com o seu novo ‘look’ para 2014.
Visualmente identificado com o caminho seguido em modelos recentes da marca nipónica – nomeadamente o Auris – a nova berlina do segmento médio da Toyota pretende rivalizar em qualidade com o que de melhor existe no mercado onde pontificam outros automóveis de três volumes.
Linhas agressivas, uma grelha cromada, que faz a ligação entre as duas óticas, uma grelha inferior enquadrando os espalhadores e contornos muito vincados afirmam a personalidade do Corolla, rematada com uma secção posterior bem altiva.
O espaço a bordo é generoso, até porque o comprimento e a distância entre eixos aumentou relativamente à anterior geração. Isto a par com uma redução substancial do peso – pouco acima dos 1300 kg.
No interior também há pormenores que confirmam que estamos a bordo de um modelo com um estatuto superior ao do Auris, nomeadamente quando observamos com mais cuidado o tablier, que parece em tudo idêntico ao do modelo inferior.
Mais uma vez o trunfo do Corolla será a diversidade de motorizações, algumas delas de menor cilindrada e mais económicas, como é o caso da versão de ‘ataque’ equipada com o 1.33 Dual VVTi a gasolina de 99 cv, e que é proposta a partir dos 20.300 euros.
A gama compreende para já mais dois motores, um deles a diesel. Trata-se do conhecido 1.4 D-4D de 90v, que foi melhorado em termos de eficiência e emissões, anunciando um consumo inferior a 4 litros a cada 100 km e níveis de CO2 de 99g/km. Já o bloco mais potente é o 1.6 Valvematic a gasolina de 122 cv.
Os preços, como é normal, variam consoante o nível de equipamento. No início do lançamento do novo Corollla será possível adquirir o nível Exclusive pelo preço da versão Comfort, sendo que em todos eles a Toyota oferece a manutenção durante três anos ou 45 mil quilómetros.
Para além do já referido propulsor de ‘ataque’ à gama, a motorização 1.4 D-4D está disponível a partir dos 23.950 euros, enquanto que a 1.6 Valvematic é proposta desde os 25.360 euros.
Fotogaleria:
{gallery}imagens/galerias/Toyota_Corolla_new{/gallery}