Fórmula 1

Fórmula 1: Primeira vitória de Daniel Ricciardo numa corrida atípica

RicciardoCanada214RicciardoCanada214 600Daniel Ricciardo obteve a sua primeira vitória na Fórmula 1 ao ganhar o Grande Prémio do Canadá, realizado este domingo no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, quebrando a invencibilidade da Mercedes esta temporada.

O triunfo do australiano da Red Bull resultou de um autêntico golpe de teatro, quando o Nico Rosberg começou a sentiu problemas no seu Mercedes na fase final da corrida, depois de a ter liderado desde o início.

A diferença foi que o alemão conseguiu terminar a prova, contrariamente ao seu companheiro de equipa Lewis Hamilton, que veio a desistir nas boxes depois de ter sido o grande opositor de Rosberg durante grande parte da corrida.

RosbergCanada214 600Olhando para o começo da prova canadiana ninguém diria que viria a ter um desfecho tão dramático, já que Rosberg arrancou da ‘pole position’, foi desafiado na primeira curva por Hamilton, este momentaneamente perdeu a segunda posição para Ricciardo, que viria pouco depois a recuperar.

A partir daí a luta pelo comando passou a jogar-se apenas entre os dois pilotos da Mercedes, até que as luzes do ‘cockpit’ do monolugar de Nico Rosberg se começaram a acender. Lewis Hamilton aproximou-se de imediato da traseira do seu companheiro de equipa, para pouco depois ser forçado a demandar as boxes para abandonar.

Nessa altura Daniel Ricciardo aproximou-se rapidamente do líder, e acabou por passá-lo para alcançar uma primeira vitória na Fórmula 1 que jamais esquecerá. Rosberg já só conseguiu resistir aos ataques de Sebastian Vettel que assim se teve de contentar com o último lugar do pódio.

MassaCanada114 600Um pódio que poderia ter tido outro ocupante se Felipe Massa e Sergio Perez não tivessem colidido na última volta, fazendo a corrida terminar atrás do safety car, já que a pista ficou pejada de peças do Williams e do Force India.

Vettel por muito pouco não foi envolvido no acidente, numa altura em que tanto o campeão do Mundo como o brasileiro procuravam ultrapassar o mexicano, cujos pneus – parou apenas uma vez – estavam já demasiado degradados.

Jenson Button foi um dos beneficiados por esta colisão, já que o inglês, que entretanto se instalara na sétima posição, acabou por cortar a meta na quarta posição, improvável para o inglês da McLaren, que se debatera com inúmeras dificuldades e perdera alguns lugares no começo da corrida.

Da mesma forma Nico Hulkenberg aproveitou para completar a corrida entre os cinco primeiros, depois de uma prova onde, tal como o seu companheiro de equipa, optou por uma estratégia de uma só paragem.

Hulkenberg214 600Já Fernando Alonso e a Ferrari tiveram um final de corrida bem apagado, que espelha as dificuldades sentidas pelo espanhol e pela equipa de Maranello ao longo do fim-de-semana. Contrariamente a Valtteri Bottas, que depois de um começo de prova fulgurante acabou por ser vítima de problemas no Williams no último terço da corrida.

Classificação

1.º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1h39m12,830s

2.º Nico Rosberg (Mercedes) + 4,236s

3.º Sebastian Vettel (Red Bull) + 5,247s

4.º Jenson Button (McLaren) + 11,755s

5.º Nico Hulkenberg (Force India) + 12,843s

6.º Fernando Alonso (Ferrari) + 14,869s

7.º Valtteri Bottas (Williams) + 23,578s

8.º Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) + 29,254s

10.º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 53,678s

Em destaque

Subir