Fórmula 1

Fórmula 1: Ferrari apresenta equipa juntamente com o novo F14 T

Ferrari 2014Ferrari 2014 600A Ferrari foi a segunda equipa de Fórmula 1 a fazer a apresentação completa da sua equipa para a temporada de 2014, revelando o seu novo monolugar para o campeonato deste ano, o F14 T diante dos pilotos que o guiarão, Fernando Alonso e Kimi Raikkonen.

Um carro, que é o 60.º construído pela equipa de Maranello especificamente destinado à disciplina máxima do automobilismo, deve o seu nome à combinação do ano com a introdução do turbocompressor na Unidade de Potência – e foi escolhido pelos fãs.

“Embora o período de gestação tradicional para um novo projeto de Fórmula 1 seja de pouco mais de 12 meses, neste, que dá pelo nome de código interno 665, começou a nascer há mais de dois anos. 2014 é um ano excecional na história deste desporto, com uma série de mudanças nas regras que forçaram um início precoce, de modo a permitir a revisão de todos os aspetos do design do carro”, explicam os responsáveis da Ferrari.

O F14 T é, externamente, muito diferente dos seus antecessores, devido às mudanças regulamentares na Fórmula 1, mas possui um ‘nariz’ menos radical que os novos Williams, McLaren e Lotus apresentados recentemente.

O monocoque é mais pequeno do que o F138, fazendo parte de uma série de alterações que implicam também uma menor asa posterior e a ausência da asa inferior traseira, com a asa dianteira a ser 75 milímetros mais estreia, por forma a torna-la menos vulnerável a colisões.

Ferrari 2014 600 1O novo carro tem requisitos completamente diferentes de arrefecimento, tendo sido necessário encontrar espaço para o novo sistema ERS, cujos componentes ocupam mais área do que os do antecessor KERS e também encontrar a melhor solução para a necessidade de maior refrigeração, que gera mais potência mas obriga a um grande equilíbrio com a aerodinâmica.

Stefano Domincali diz que a prioridade para a equipa este ano é não ceder sob a pressão, e que a confiança depende da forma como a Ferrari reagir aos desafios colocados pelas mudanças no regulamento.

“Este ano o desafio técnico é o maior que já vimos na última década de Fórmula 1. Temos um novo conjunto propulsor e novas regras muito interessante. Tudo foi estudado cuidadosamente e em profundidade para garantir que aproveitamos a oportunidade para melhorar o nível de desempenho. É isso que peço a todas as pessoas aqui em Maranello”, declarou o diretor desportivo da Ferrari.

Kimi Raikkkonen mostrou-se feliz por regressar à Ferrari, onde conseguiu o seu título em 2007, adiantando: “Obviamente que o objetivo é o mesmo. Queremos fazer o melhor que podemos e tentar ganhar corridas e o campeonato. O tempo dirá se isso vai acontecer. Mas definitivamente vamos lutar por ele”.

Fernando Alonso alinha pelo mesmo diapasão, e na sua quinta temporada na Ferrari espera repetir alguns sucessos que teve no passado. “Mas cada ano é preciso descobrir coisas. Se bem que teremos uma equipa muito forte, capaz de conseguir bons resultados. Cabe-nos consegui-los e fazer um bom trabalho. Em 2014 vai mudar muita coisa em 2014 com os novos regulamentos. Isso também vai ter algumas implicações nos estilos de condução. Estou ansioso para descobrir isso tudo”, afirmou o espanhol.

Em destaque

Subir