Mundo

Filipinas: Passagem do tufão Pablo causa seis mortos e mais de 41 mil desalojados

tufao bophaO tufão Pablo, ou Bopha na meteorologia internacional, entrou pelo sul das Filipinas e matou, pelo menos, seis pessoas, causando ainda mais de 41 mil desalojados. As previsões apontam para que o tufão atravesse o arquipélago no sentido este-oeste.

O tufão a que os filipinos chamam Pablo, embora os serviços meteorológicos internacionais o designem Bopha, atingiu hoje a ilha de Mindanao, no sul do arquipélago das Filipinas, com ventos de 175 quilómetros por hora. Pelo menos seis pessoas já morreram e, segundo a agência AFP, há ainda quatro pescadores desaparecidos.

A proteção civil filipina está agora a coordenar a organização de campos de refugiados para os mais de 41 mil desalojados. O trânsito aéreo e marítimo foram cancelados em todo o país e as escolas em Mindanao foram encerradas. Este deve ser, antecipou ontem o Presidente Benigno Aquino, o tufão mais forte a atingir as Filipinas.

O serviço meteorológico local prevê que o Pablo (ou Bopha) atravesse o arquipélago de este para oeste, com ventos fortes e chuvas intensas, aumentando os riscos de deslizamentos de terras e de inundações.

Em destaque

Subir