Apresentações/Novidades

Fiat e Volkswagen enfrentam processos devido a falsa eficiência de consumo

FiatVWprocessadas115 Um grupo de consumidores italianos interpôs um processo em tribunal contra a Fiat Chrysler e a Volkswagen por alegadamente publicitarem uma falsa eficiência de consumo em modelos que comercializam.
FiatVWprocessadas115 600A Altroconsumo, sedeada em Milão, que publica uma famosa revista que testa os mais variados produtos de consumo – à imagem do que sucede em Portugal com a DECO – levou a cabo uma investigação no ano passado que revelou que os consumidores eram iludidos com falsa informação sobre o consumo de alguns automóveis.
No estudo foi detetado que dois modelos, o Fiat Panda 1.2 e o Volkswagen Golf 1.6 TDi consumiam entre 20 e 30 por cento a mais de combustível do que era anunciado pelos seus construtores.
Este caso colocou na ordem do dia uma situação cada vez mais sensível entre grupos de consumidores e reguladores relativamente aos consumos de combustível e emissões de dióxido de carbono anunciadas pelos construtores.
FiatVWprocessadas215 600Convém lembrar que em Novembro a Hyundai e a KIA tiveram de celebrar um acordo com os reguladores norte-americanos para pagar uma multa na ordem dos 230 mil dólares por falsearem os dados de consumo de quase 1,2 milhões de veículos vendidos no segundo mercado mais vasto do mundo. 
Pela mesma razão a BMW foi obrigada a rever por baixo a eficiência de algumas versões e modelos da Mini, sendo que no ano passado a Hyundai recebeu em Seul queixas quanto ao consumo diesel do seu SUV Santa Fé.
 

Em destaque

Subir