Nas Notícias

Férias da Páscoa: Crise leva sete em cada dez portugueses a desconhecerem o que isso é

De acordo com o inquérito, 71 por cento dos portugueses não pode tirar férias na Páscoa. Porquê? Para a maioria (53,9 por cento), porque já não existe essa ‘tradição’ de repousar na quadra pascal. Só para 16,7 por cento dos inquiridos é que o motivo é a crise: ou não têm capacidade financeira para ‘pausar’ o ritmo quotidiano ou nem sequer têm esse ritmo, por precariedade do vínculo laboral ou por estarem no desemprego.

Quanto aos três em dez que planeiam tirar alguns dias de férias, a grande maioria – 81 por cento – vai “para fora cá dentro”, como referia um antigo anúncio. Portugal é o destino preferido, enquanto só um em cada cinco respondeu que tenciona ir até ao estrangeiro.

Segundo o IPDT, os resultados deste inquérito demonstram uma queda no número de portugueses que tencionam fazer férias na quadra pascal, com o índice a descer dos 33 para os 29 por cento face ao resultado de 2012. Esta descida de quatro por cento ‘justifica-se’ com o aumento, de 4,6 por cento, das respostas em que a crise é apontada como o motivo para não se sair do local de residência.

O IPDT refere que 228 utilizadores responderam ao inquérito sobre a “Intenção de férias no período da Páscoa de 2013”, realizado entre os dias 6 e 25 de março, e registaram o motivo da decisão.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir