Desporto

FC Porto: Manchester City não assusta Vítor Pereira

vitor_pereira_fcporto_1O técnico do FC Porto, Vítor Pereira, acredita que pode derrotar o Manchester City, no jogo da Liga Europa, que se disputa nesta quinta-feira, no Estádio do Dragão. “Se a equipa estiver inspirada, temos argumentos para vencer”, afirmou o técnico, que comentou a titularidade de Maicon com recurso ao… ‘princípio da chiclete’.

O técnico do FC Porto fez a antevisão ao FC Porto-Manchester City, partida relativa à Liga Europa. A equipa portuguesa, detentora do troféu, enfrenta um dos mais difíceis adversários da prova. Janko, novo avançado do dragão, que tem mostrado grande eficácia, fica de fora, por já ter atuado ao serviço do Twente, na mesma competição.

Mas nem a ausência do goleador retira confiança ao técnico do FC Porto. “Se o Futebol Clube do Porto estiver ao seu melhor nível, tem argumentos para vencer o City. Temos que ser iguais a nós próprios e fazer um jogo inspirado e bem conseguido. Se isso acontecer, a vitória está ao nosso alcance”, afirmou o treinador.

Hulk deve ser o ponta-de-lança, com Danilo e James Rodríguez nas alas e… Maicon jogará no lado direito da defesa e Vítor Pereira vai continuar a… mastigar uma chiclete que saboreia.

Confrontado com a eventual saída de Maicon da equipa, depois da chegada de Danilo, Vítor Pereira responde de forma metafórica: “O jogador correspondeu e a chiclete não perde o sabor só porque chega outro jogador para o lugar”…

Vítor Pereira, criou assim o “princípio da chiclete”, uma imagem que lhe permite caracterizar o modo como olha os atletas do FC Porto, titulares ou suplentes. A questão prendia-se com o sacrifício de Maicon, em virtude da chegada de Danilo.

O técnico do FC Porto não vacilou e deixou perceber que não olha os jogadores como peças descartáveis, para recorrer se não houver alternativa e deitar ao lixo a partir do momento em que surgem novas soluções.

“Não sigo o ‘princípio da chiclete’. O Maicon respondeu bem ao que pretendíamos dele. Agora, só porque temos outro jogador para o lugar, a chiclete perde o sabor? E tiramos o Maicon da equipa? Não é assim que lidero as minhas equipas”, afirmou, numa antevisão ao próximo encontro com o Manchester City e aos restantes jogos da época.

Mesmo assim, Vítor Pereira sabe que tem de fazer escolhas e que a entrada de reforços como Danilo ou Lucho González – titulares óbvios – obriga à retirada de dois elementos no onze. “Não posso garantir que o Maicon e onde vai jogar. Pode ser lateral-direito, defesa-central ou suplente”, afirmou.

Se Danilo pode jogar no meio-campo, Maicon permanece no onze, mas James Rodríguez pode ser sacrificado. Vítor Pereira promete, no entanto, que não será ingrato com nenhum elemento do plantel.

O treinador do FC Porto aproveitou para reagir às críticas de que tem sido alvo, ou por escolher mal o onze titular, ou porque não acerta em substituições, ou porque tarda em mexer na equipa. “Criticar é bonito para quem nunca liderou ninguém”, diz Vítor Pereira.

Em destaque

Subir