Desporto

FC Porto derrota o cancro numa visita ao IPO em nome da prevenção

DR

DR

No Dia do Euromelanoma, ontem, vários jogadores e treinadores do FC Porto, de várias modalidades, visitaram o Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, numa campanha de sensibilização e prevenção do cancro da pele.

O treinador da equipa de futebol, José Peseiro, foi convocado para esta iniciativa devido à responsabilidade do clube “como entidade de grande exposição mediática”, refere o comunicado publicado no site dos dragões.

“Este é um problema real. Muitas vezes não ligamos a toda a informação que nos é transmitida e ignoramos os conselhos mais comuns como evitar a exposição solar prolongada, usar protetor e ter alguns cuidados com zonas mais sensíveis, mas é preciso evitar certos comportamentos”, alertou Peseiro.

O técnico insistiu que “é preciso perceber que existe uma grande diferença para um sinal com um milímetro ou quatro e que é preciso detetar os problemas cedo, porque é uma doença que tem forte possibilidade de cura”.

A liderar a comitiva portista esteve o médico Nelson Puga.

“É bom termos a oportunidade de sermos nós a dar o exemplo, uma vez que existem cada vez mais casos de cancro de pele”, salientou o responsável clínicos dos dragões: “Muitas vezes a população mais jovem é aquela que está mais exposta e é preciso sensibilizar as pessoas que pensam que por ser jovem se está livre da doença. É preciso diagnosticar os casos numa fase mais precoce, caso contrário a doença é mortal”, afirmou

Para Matilde Ribeiro, responsável pela clínica da pele do IPO, este tipo de campanhas aposta na prevenção em dois níveis: um primário, que mostra às pessoas como se protegerem e evitarem comportamentos de risco, e um secundário, que abrange rastreios a indivíduos com alto risco de doença ou com a doença em fase inicial.

Em destaque

Subir