Nas Notícias

FBI dá conselho simples para se proteger de vírus made in Rússia

O FBI alertou para a existência de um novo vírus informático, criado por hackers ligados aos serviços secretos da Rússia, e apresentou um conselho simples, mas eficaz.

“O FBI recomenda que qualquer dono de routers em pequenas empresas ou em casa reiniciem os aparelhos”, indicava o aviso emitido pela polícia federal norte-americana.

Em causa está um vírus chamado VPNFilter, que terá já atingido cerca de 500 mil servidores em todo o mundo, para desespero de centenas de milhares de utilizadores da internet.

Especialistas citados pelo El País referem que este vírus ‘sequestra’ os routers, desviando-os para ataques coordenados.

No entanto, ao aceder ao router, o VPNFilter tem a capacidade de desempenhar múltiplas funções, como recolha de dados pessoais.

Para se precaver, os utilizadores devem apenas realizar um passo muito simples: reiniciar o router, interrompendo a atividade do vírus.

O FBI acredita que o VPNFilter foi desenvolvido pelo Sofacy Group, o grupo de hackers com ligações aos serviços secretos da Rússia e que terá estado envolvido na alegada manipulação informáticas das eleições Presidenciais dos EUA de 2016.

Em destaque

Subir