Nas Notícias

Facebook volta a mexer no ‘feed’ com algoritmo que agiliza os temas

facebook likeO Facebook quer posts mais atuais e vai voltar a mexer no ‘feed’ de notícias. Um novo algoritmo vai fazer com que a rede social dê maior destaque aos assuntos com maior relevância no momento e vá ‘escondendo’ os artigos ‘de ontem’.

O Facebook pretende que o ‘feed’ de notícias seja mais ágil a interpretar os temas do momento, como um concerto ou um jogo de futebol que os utilizadores estejam a comentar. Para evitar esses posts ‘de ontem’ continuem a aparecer já depois do assunto perder atualidade, a rede social vai dispor de um novo algoritmo.

De acordo com a explicação avançada pela empresa, esse novo algoritmo vai conseguir ‘interpretar’ os assuntos que os utilizadores estejam a comentar no momento (como um concerto, uma série na televisão ou um jogo de futebol), de forma a dar-lhes maior destaque nos ‘feeds’ de notícias.

Para além de tornar o ‘feed’ mais atual, o algoritmo vai também permitir uma gestão mais ágil, uma vez que vai ‘escondendo’ os artigos mais antigos.

Esta é, pelo menos, a teoria subjacente às mudanças que se avizinham. Com estas alterações, o Facebook acredita que os murais dos utilizadores estarão mais dinâmicos, uma vez que os comentários ao tema do momento ganham maior relevância.

O mesmo algoritmo vai também medir o ‘acompanhamento’ que os utilizadores fazem a um post. Quanto mais tempo passar sem uma partilha ou até um like, mais influência esse artigo vai perdendo.

O Facebook acredita que estas mudanças vão permitir “desenterrar” as publicações que, independentemente da altura em que tinham sido feitas, mantenham interesse e um mínimo de atualidade, prevalecendo sobre assuntos mais momentâneos e que não estejam a receber a mesma atenção por parte dos outros utilizadores.

Na mesma nota, a empresa não promete manter o alcance das publicações, embora diga acreditar que não vai haver alterações.

Em destaque

Subir