Tecnologia

Facebook: Rede social enfrenta tribunal alemão e fecha acordo nos EUA

facebook1O Facebook está mais uma vez debaixo de fogo devido às políticas de privacidade. Por um lado, acaba de fechar um acordo com os Estados Unidos onde se compromete a respeitar mais, de certa forma, os utilizadores. Por outro, tem um novo processo judicial na Alemanha.

Vamos por partes. Nos Estados Unidos, o Facebook acaba de chegar a um acordo para os próximos 20 anos, com a Comissão Federal do Comércio (FTC). Neste entendimento, a rede social compromete-se a não mudar qualquer política de privacidade antes de informar e questionar os utilizadores. A discórdia começou quando, em 2009, a FTC fez uma queixa contra a rede social relativamente às mudanças das políticas de privacidade que publicaram milhões de dados de utilizadores publicamente, e alegadamente sem o consentimento dos mesmos.

Na base destas mesmas polémicas mudanças está uma ação judicial interposta pelas autoridades alemãs. Tudo se baseia na funcionalidade que identifica automaticamente os amigos sempre que qualquer utilizador publica novas fotografias no Facebook.

Segundo os responsáveis da rede social, os utilizadores foram antecipadamente informados desta nova ferramenta, mas tal não parece ter convencido os tribunais da Alemanha. O Facebook diz ainda que a funcionalidade pode ser removida pelos utilizadores e que está dentro das normas da UE, no que se refere à privacidade dos utilizadores.

Um porta-voz da rede já afirmou contudo que a rede social está a desenvolver esforços para que tudo acabe de uma forma pacífica.

O Facebook é atualmente a maior rede social do mundo, com mais de 800 milhões de utilizadores registados. Só em Portugal, são já mais de quatro milhões.

Em destaque

Subir