Nas Notícias

Exportações japonesas caem pelo oitavo mês consecutivo em julho

O Governo japonês anunciou hoje que as exportações do país caíram pelo oitavo mês consecutivo, em julho, quando as economias asiáticas continuam a sentir os efeitos das políticas comerciais dos Estados Unidos.

O Ministério das Finanças nipónico disse que as exportações e as importações recuaram em julho, comparativamente a igual mês de 2018.

As exportações diminuíram 1,6 por cento e as importações 1,2 por cento, o que resultou num défice comercial de 249,6 mil milhões de ienes (2,12 mil milhões de euros), ou menos 9,8 por cento.

Os mercados globais têm registado grande incerteza devido à guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. Um abrandamento da economia chinesa vai refletir-se em outras economias regionais, incluindo na japonesa.

Em julho passado, as exportações nipónicas para a China, principal parceiro comercial do Japão, caíram 9,3 por cento, enquanto as importações subiram 2,8 por cento.

Com os Estados Unidos, segundo parceiro comercial de Tóquio, as exportações cresceram 8,4 por cento e as importações 3,5 por cento.

Também nas trocas com a UE, o Japão mostrou um saldo negativo de 67,8 mil milhões de ienes (575 milhões de euros).

O défice nas trocas comerciais com o Brasil foi de 26,7 mil milhões de ienes (226 milhões de euros).

Em destaque

Subir