Economia

Exportações crescem mais do que as importações

Portugal registou um aumento de 17 por cento nas exportações, no primeiro trimestre de 2011, em comparação com período homólogo de 2010. As importações também aumentaram, mas apenas 8,5 pontos percentuais. Dados do Instituto Nacional de Estatística revelam ainda que a construção está em quebra.

A balança das importações e exportações portuguesas apresenta sinais positivos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, que indicam que Portugal está a exportar mais. O aumento atingiu os 17 por cento, comparando os dois primeiros trimestres de 2010 e 2011.

E não obstante ter-se verificado também um aumento das importações, na ordem dos 8,5 por cento, a economia portuguesa conseguiu recuperar cerca de 342 milhões de euros. A balança comercial continua, apesar desta evolução positiva, num saldo negativo de 4271 milhões de euros.

Ainda segundo o Instituto Nacional de Estatística, verificam-se quedas nas áreas da construção civil e nos serviços. Assinala-se uma descida de 10 por cento no que diz respeito à construção de edifícios e uma quebra homóloga para 7,3 por cento.

Em destaque

Subir