Mundo

Explosão de petroleiro no Japão: Guarda-costeira recupera corpo do comandante

shoko maru 210shoko maruA guarda-costeira do Japão anunciou hoje que o corpo resgatado no sábado, por mergulhadores, é o de Masaichi Ando, o capitão do petroleiro que explodiu na quinta-feira, perto do porto de Himeji. O capitão era o único desaparecido de entre os oito tripulantes.

O Japão anunciou hoje ter encontrado o corpo de Masaichi Ando, o capitão do petroleiro que explodiu na quinta-feira, quando estava a cerca de seis quilómetros do porto de Himeji.

Masaichi Ando, de 64 anos, foi o único dos oito tripulantes que as equipas de socorro não conseguiram resgatar nos momentos que se seguiram à explosão.

Dos restante sete, quatro ficaram feridos com gravidade. Dois continuam inconscientes, apresentando queimaduras na maior parte do corpo.

O corpo do capitão do petroleiro foi encontrado no sábado, por uma equipa de mergulhadores. Foi identificado por familiares, segundo informou hoje a guarda-costeira.

O petroleiro ‘Shoko Maru’, de 81 metros de comprimento e 998 toneladas, estava sem carga no momento da explosão, dado que tinha descarregado o combustível que transportava no dia 23, no porto de Aioi, também na província de Hyogo.

“A causa da explosão ainda não está clara”, salientou Koji Takarada, o porta-voz da guarda costeira, revelando que a tripulação encontrava-se a trabalhar no convés aquando da explosão.

Os investigadores acreditam que o incêndio terá começado numa altura em que Masaichi Ando fazia uma remoção de ferrugem na cobertura, sendo alimentada por um resto de gás do combustível que restava nas cisternas.

Em destaque

Subir