Nas Notícias

Exercício físico reforça sessões de hemodiálise de doentes renais transmontanos

hemodialiseOs doentes renais transmontanos estão a experimentar uma nova terapêutica durante as sessões de hemodiálise. Em vez de longas horas parados na cadeira, os pacientes do Centro Renal de Mirandela passaram a realizar exercícios físicos em passadeiras e bicicletas.

Quem disse que as sessões de hemodiálise têm de ser uma seca? No Centro Renal de Mirandela, em Trás-os-Montes, os doentes renais deixaram de estar longas horas a ver o relógio a andar, enquanto esperam pelo fim da hemodiálise. Desde há duas semanas que 75 pacientes passaram a realizar exercícios físicos durante as sessões, num reforço da terapêutica aplicada.

A ideia dos responsáveis pela unidade clínica é que os doentes renais possam beneficiar do exercício físico enquanto realizam as sessões de hemodiálise. Até agora, os pacientes eram convidados a andar em passadeiras rolantes ou em bicicletas estáticas antes das sessões, mas no Centro Renal de Mirandela acredita-se que, juntando o exercício à hemodiálise, será possível melhorar os resultados dos tratamentos e a qualidade de vida dos doentes renais.

 

Em destaque

Subir