Nas Notícias

Ex-ministro das “bofetadas” na lista para administrar a agência Lusa

João Soares, deputado que renunciou ao Ministério da Cultura após ameaçar um crítico com “um par de bofetadas“, é um dos nomes avançados como o próximo presidente do Conselho de Administração (CA) da agência Lusa.

Outro nome que tem sido avançado, revela hoje o jornal Público, é o de Gabriela Canavilhas, também ex-ministra da Cultura e que agora também ocupa um assento na Assembleia da República.

“Nunca ouvi tal coisa”, começou por reagir João Soares.

O ex-ministro da Cultura acrescentou depois, ao mesmo diário, a promessa de se pronunciar no “princípio do ano”.

Já Gabriela Canavilhas recusou tecer qualquer comentário, salientou o Público.

Os nomes dos dois socialistas têm sido avançados depois de Teresa Marques, a atual presidente da Lusa, ter informado os trabalhadores que na primavera a agência terá uma nova administração.

Dando a entender que não foi convidada a continuar, Teresa Marques revelou que as alterações terão efeito depois de aprovadas em assembleia geral, estando a próxima prevista para a primavera de 2018.

Caso o futuro presidente da Lusa seja mesmo João Soares ou Gabriela Canavilhas, será a primeira vez que a agência de notícias, cujos 50,14 por cento do capital pertence ao Estado, vai ser presidida por um deputado.

Em destaque

Subir