Mundo

Ex-jornalista morto: Sean Hoare denunciou escutas do News of the World

Chamava-se Sean Hoare e revelara que o caso das escutas no tabloide ‘News of the World’ eram “endémicas”, muito mais comuns do que se desconfiava. Disse ainda que recebeu ordens para escutar conversas telefónicas. Essas declarações à BBC e ao ‘The New York Times’ ter-lhe-ão custado a vida. Este ex-jornalista acaba de aparecer morto.

O corpo de Sean Hoare foi encontrado em casa, em Watford. Apesar de não haver nomes de suspeitos, as autoridades estão certas de que o crime está associado às declarações do ex-jornalista, que abriu o jogo e revelou que o caso das escutas ilegais praticadas pelo tabloide tinha uma dimensão muito superior à que inicialmente se considerava.

Sean Hoare falou à BBC e ao jornal norte-americano ‘The New York Times’. Nesses relatos, referiu que a verdadeira dimensão das escutas telefónicas não era ainda conhecida e que se tratava de um procedimento “endémico”. Apontou nomes e factos de que tinha conhecimento, como jornalista no periódico.

Segundo garantiu Hoare, o ex-chefe de redação do ‘News of the World’, Andy Coulson, dera-lhe ordens para escutar comunicações telefónicas. Coulson, que foi diretor de comunicação de David Cameron, entretanto já desmentiu esta acusação.

As autoridades estão a investigar o suspeito crime e criaram um elo natural entre o crime e as palavras de Sean Hoare àqueles dois grandes órgãos de comunicação. Certo é que está montada uma teia de crime em volta do escândalo das escutas, que levou ao encerramento do jornal de Rupert Murdoch.

Em destaque

Subir