Desporto

Europeu de 2020, o primeiro em 13 países, vai ter a final em Londres

wembleyO mítico Estádio de Wembley vai ser o palco da final do Euro2020. Será o primeiro Campeonato da Europa cuja fase final vai realizar-se em 13 países. A UEFA anunciou ainda que Londres vai receber também uma meia-final, com a outra a ser realizada em Munique.

O ano era 1966. A Inglaterra acolhia a primeira fase final de um Campeonato do Mundo e, depois de afastar os ‘magriços’ na meia-final, a equipa dos três leões chegava ao jogo decisivo. No Estádio de Wembley, a Inglaterra derrotou a Alemanha (4-2) e sagrou-se, pela primeira e única vez, campeã mundial.

O ano vai ser 2020. Pela primeira vez, o Campeonato da Europa não vai ter a fase final a disputar-se num país. A UEFA espalhou a prova por 13 nações, mas era necessário escolher um palco para a grande final. Hoje, num “momento histórico”, segundo Michel Platini, foi anunciada a escolha: Wembley.

Para além de receber o jogo decisivo, a cidade de Londres vai ter, no mesmo palco, uma das meias-finais da prova. A outra será realizada em Munique, a cidade alemã que também se candidatara a receber a final.

Foram também anunciadas as cidades que vão acolher as restantes eliminatórias. Assim, os quartos de final vão ter lugar em Munique, São Petersburgo, Roma e Baku.

Os oitavos de final vão ser realizados em Copenhaga, Bucareste, Amesterdão, Dublin, Bilbau, Budapeste, Bruxelas e Glasgow.

As escolhas da UEFA, que em 2020 vai celebrar o 60.º aniversário, deixaram de fora seis cidades que se tinham candidatado a receber um dos jogos da fase final: Minsk, Sófia, Skopje, Jerusalém, Estocolmo e Cardiff.

Em destaque

Subir