Cultura

Eugène Viollet-le-Duc lembrado com um doodle que evoca 200.º aniversário

arquiteto  eugene-le-ducarquiteto  eugene-le-duc 600Eugène Emannuel Viollet-le-Duc, arquiteto francês, é lembrado nesta segunda-feira com um doodle google, no dia em que se assinalam 200 anos sobre o seu nascimento. Eugène Viollet-le-Duc nasceu a 27 de janeiro de 1814 e o seu nome esteve associado à corrente revivalista do século XIX. Precursor teórico da arquitectura moderna, Viollet-Le-Duc foi ainda pioneiro na preservação do património.

A Google homenageia Eugène Emannuel Viollet-le-Duc nesta segunda-feira, dia em que se cumprem 200 desde o nascimento de um nome eterno na arquitetura.

Nascido em Paris, a 27 de janeiro de 1814, esteve ligado à corrente revivalista do século XIX e foi o teórico da arquitectura moderna, além de se tornar pioneiro na área da preservação do património histórico.

Alguns nomes da área da arquitetura consideram que Eugène Viollet-le-Duc é o maior teórico desta arte, no que diz respeito à história ocidental.

Eugène começou a sua formação académica na Escola de Belas Artes da cidade francesa de Paris. No entanto, considerou que o ensino da arquitetura tinha lacunas graves. Desse modo, decidiu suspender os seus estudos. Perante falta de trabalhos novos, dedica-se ao restauro de grandes obras, desde catedrais a castelos medievais.

Era precisamente esta a falha que Eugène Viollet-le-Duc encontrou no ensino: um caráter fechado relativamente ao futuro das criações arquitetónicas.

google doodle  eugene-le-ducEste grande arquiteto francês sentiu um apelo pelo estilo Gótico, desde muito jovem. Criou desenhos de obras imaginárias que associam a imagem medieval, com uso de métodos e ferramentas do seu tempo.

Apesar de ser sobretudo um teórico que veio criar uma nova visão da arquitetura, Eugène Viollet-le-Duc assinou obras importantes, como por exemplo a Igreja de St. Denis de l’Estrée e a Casa de Henri Courmont.

Destacam-se sobretudo trabalhos visionários, que se transformaram em autênticas fontes de saber para os arquitetos de então. O Ensaio sobre a Arquitetura Militar na Idade Média e o Dicionário da Arquitetura francesa dos Séculos XI ao XVI são a grande mostra do seu trabalho, hoje lembrado no 200.º aniversário do nascimento de Le-Duc.

Eugène Viollet-le-Duc previu a construção dos arranha-céus, a utilização de novos métodos na construção, com grandes estruturas de ferro com revestimento a ferro, e a associação da arquitetura a técnicas desconhecidas, em meados do século XIX.

Morreu em Lausanne, Suíça, no dia 17 de setembro de 1879, e é lembrado hoje, com um google doodle, no dia em que se completam 200 anos desde o seu nascimento.

Em destaque

Subir