Mundo

EUA afundam navio pesqueiro à deriva desde o tsunami no Japão

navio_destruidoGuarda Costeira dos EUA afunda navio-fantasma, um pesqueiro que estava à deriva desde o tsunami no Japão. A embarcação, de 50 metros de comprimento, navegava no Oceano Pacífico, em águas norte-americanas, e representava um perigo para outros barcos.

O navio pesqueiro Mara Ryou-Um navegava à deriva em águas norte-americanas, no Golfo do Alasca, desde o tsunami no Japão. A operação de destruição da embarcação, por parte da Guarda Costeira dos EUA, foi um sucesso, com um tiro certeiro que provocou o afundamento do barco japonês.

O barco não tinha luzes, tripulação ou qualquer sistema de comunicações. Estava perdido nas águas norte-americanas e a Guarda Costeira dos EUA decidiu afundá-lo, porque representava um perigo para os navios que navegam na área.

As autoridades norte-americanas asseguram que esta operação não representa qualquer risco para o ambiente, uma vez que todos combustíveis eventualmente presentes no barco já estariam evaporados.

A operação de afundamento foi adiada, uma vez que uma empresa manifestou interesse em recuperar o barco japonês. No entanto, verificou-se que não poderia rebocar o navio para a costa, o que levou a Guarda Costeira dos EUA a optar pelo afundamento.

No fundo das águas norte-americanas, jaz o embaixador fantasma, perdido do tsunami do ano passado, no Japão, a 11 de março de 2011.

Em destaque

Subir