Mundo

Espionagem: Agência britânica e NSA ‘espreitam’ pelas webcams dos utilizadores

snowden 210snowden bigAs agências britânica GCHQ e norte-americana NSA terá intercetado e recolhido milhões de registos de webcams, em especial de utilizadores da Yahoo. De acordo com a denúncia de Snowden, uma “quantidade substancial” dos vídeos recolhidos era “explicitamente sexual”.

A GCHQ e a NSA sabem o que você fez no verão passado, caso seja um utente do ‘chat’ da Yahoo e tenha usado a webcam.

De acordo com uma notícia hoje avançada pelo The Guardian, baseada nas informações prestadas por Edward Snowden, as duas agências terão recolhido milhões de imagens a partir das webcams dos utilizadores do programa de conversação da Yahoo.

A recolha feita pela GCHQ, a agência de segurança e espionagem britânica, terá contado com o apoio da congénere norte-americana, a NSA, para a qual trabalhava Edward Snowden.

De acordo com os documentos fornecidos por este ex-analista da agência dos EUA, a GCHQ monitorizou e recolheu em 2008, durante seis meses, as sessões de ‘chat’ com vídeochamada de mais de 1,8 milhões de utilizadores, sem que fossem suspeitos de qualquer atividade criminosas.

O The Guardin acrescenta uma “quantidade substancial das comunicações” intercetadas tinha conteúdo “explicitamente sexual”.

A GCHQ terá utilizado um software chamado “Optic Nerve” para intercetar e monitorizar as conversações, o que deixou a Yahoo “furiosa”. De acordo com o jornal britânico, a empresa pondera agir judicialmente contra a agência por ter violado a privacidade dos utilizadores do ‘chat’.

Em destaque

Subir