Mundo

Espanha: deputado gera polémica ao queixar-se do seu rendimento mensal de 5100 euros

Guillermo CollarteUm deputado do Partido Popular espanhol (PP) diz que é “difícil” viver com 5100 euros mensais. Gerada a polémica em torno desta afirmação, não restou alternativa ao deputado senão retratar-se publicamente.

Em declarações a um jornal da Galiza, o deputado Guilhermo Collarte, exercendo funções no parlamento nacional, no parlamento regional e ainda como vereador, lastimou-se pelos 5100 euros que acumula mensalmente.

De acordo com o jornal espanhol El Confidencial, o deputado do PP, embora reconheça ser um “privilegiado” no atual contexto, admite que no setor privado ganhava mais (cerca de 12 mil euros, acrescenta o jornal El Mundo). Segundo o próprio, as dificuldades com que diz viver devem-se ao facto de ter aquirido uma habitação numa altura “errada”.

Ora, num país onde o desemprego ronda os 25 por cento e o salário mínimo é cerca de 641 euros, as reações não tardaram, sobretudo nas redes sociais. Diz a agência de informação norte-americana Bloomberg que há quem exija a demissão do deputado.

Em nova entrevista, Collarte já se desculpou pelas suas infelizes declarações e admitiu que, na sequência das mesmas, até os próprios filhos foram ameaçados, pelo que considera estar a ser alvo de um “linchamento absoluto”.

Os deputados do PP da Galiza, a região que elegeu Collarte, já se pronunciaram criticando as afirmações. Embora o partido não se sinta responsável pela situação, optou por pedir desculpa ao pelo sucedido.

Em destaque

Subir