Mais de 100 moradores da cidade de Brunette, em Espanha, receberam em casa os dejetos dos seus cães, que ficaram nas ruas. Foi o resultado de uma campanha que pretende manter a cidade limpa. Original e eficaz: menos 70 por cento de fezes deixadas em via pública.
A cidade espanhola de Brunette, que fica a cerca de 30 quilómetros de Madrid, em Espanha, foi o palco de uma campanha original e muito eficaz, que teve como objetivo sensibilizar os cidadãos a recolher os dejetos de cão deixados na rua.
A campanha, engenhosa, contou com a participação de duas dezenas de voluntários, que ao longo de uma semana andaram nas ruas da cidade de Brunette a detetar quem eram os prevaricadores.
Descobertos os donos de cães que não recolhiam os dejetos dos animais, os voluntários partiram para um diálogo, que tinha como objetivo recolher informações sobre o cão – a raça e o nome bastavam.
A partir dessas informações e com a ajuda da autarquia loca, os responsáveis da campanha conseguiram chegar à morada dos prevaricadores. Estavam então criadas as condições para o envio das fezes deixadas nas ruas.
O derradeiro capítulo desta original campanha era precisamente o envio dos dejetos dos cães para a residência dos donos. Estes, surpreendidos, receberam uma encomenda: precisamente as fezes do seu cão, que deveriam ter sido recolhidas pelo dono.
Ao todo, foram enviadas 147 encomendas fedorentas, durante uma semana. A campanha produziu um efeito que se pode resumir num número: Brunette viu descer em 70 por cento a taxa de dejetos abandonados nas ruas.
A agência publicitária que levou a cabo esta ação acabou premiada, pela originalidade, mas também pelo sucesso da campanha, que produziu o efeito pretendido.