Desporto

Equipas B estão de volta: Próximo ano conta com seis na Liga de Honra

liga_portuguesa_futebolA proposta foi aprovada hoje por unanimidade na Assembleia-Geral da Liga de Clubes. Seis equipas B de emblemas da primeira liga vão disputar a Liga de Honra não podendo logicamente subir de divisão.

Ao todo são seis as novas equipas B que vão ser criadas ou reestruturadas em 2012/2013. FC Porto, Benfica, Sporting, SC Braga, Vitória de Guimarães e Marítimo, com formações secundárias, vão disputar a Liga de Honra do próximo ano, atual Liga Orangina. Atualmente, apenas o Marítimo possui segunda formação, que atualmente atua na 2ª Divisão.

A proposta foi aprovada hoje por unanimidade na Liga de Clubes e tem efeito já na próxima época, com a quantidade de equipas a aumentar para 22. Atualmente são 16 e entram portanto mais seis equipas B no próximo ano.

O objetivo parece claro. Permitir uma maior rotação de jogadores, aumentar a competitividade da própria Liga, e dar mais visibilidade a jovens futebolistas portugueses.

Naturalmente, estas equipas não podem subir de divisão e não entram também nas contas da Taça de Portugal e Taça da Liga. Mas há mais, e o projeto das equipas B parece realmente interessante para o futebol português.

Saiba mais:

– Liga de honra passa de 16 para 22 clubes;

– Época passa a ter 42 jornadas, em vez de apenas 30;

– Equipas B apenas podem ser representadas por jogadores com idades entre os 16 e os 23 anos. Existem no entanto três lugares para maiores de 23;

– Entre os 18 convocados para cada jogo, 10 têm de ter sido formados em Portugal;

– Equipas B não podem subir à primeira divisão mas podem descer para a segunda;

– Jogadores que atuem na equipa principal têm de aguardar 72 horas até poderem alinhar pela equipa B, ou vice-versa;

– Jogadores não podem alinhar na Equipa B de forma a limparem castigos.

Em destaque

Subir