Nas Notícias

Entre 11 e 16 de junho registou-se onda de calor com mínimas acima dos 20 graus

temperaturas altasO ano de 2014 registou a primeira onda de calor entre 11 e 16 de junho, dias em que os termómetros das temperaturas registaram valores muito acima do normal, com noites tropicais. Segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas mínimas estiveram, em alguns locais, acima dos 20 graus.

O IPMA revelou que a primeira onda de calor se verificou naqueles dias, que apresentaram temperaturas muito elevadas, superiores ao normal nesta época primaveril.

De acordo com dados daquele instituto, entre 11 a 16 de junho as mínimas superaram os 20 graus, em alguns locais de Portugal Continental.

O IPMA justifica este quadro meteorológico com a “influência de um fluxo predominante de leste sobre o território do continente”, esclarece, em informações reproduzidas pela agência Lusa.

A primeira onda de calor do ano foi provocada por um anticiclone localizado perto das Ilhas Britânicas, que provocou uma subida das temperaturas a partir do dia 12 de junho.

E dois dias mais tarde, informa o IPMA, assinalou-se uma “região depressionária” na zona sul da Península Ibérica.

Entretanto, após aqueles dias, verificou-se uma queda progressiva das temperaturas, ainda que algumas regiões do continente mantenham valores elevados, sobretudo no nordeste de Trás-os-Montes e a Beira Alta, com previsões de calor (cerca de 30 graus) até ao dia de amanhã.

No litoral, o termómetro não atingirá aqueles valores e as mínimas estarão longe dos 20 graus que se registaram naqueles dias de junho, prevê o IPMA.

Em destaque

Subir