Tecnologia

Endeavour: Vaivém não vai nem vem. NASA adia missão após avaria

Derradeira missão do Endeavour foi adiada pela NASA, após uma avaria elétrica, que obrigou a agência espacial norte-americana a suspender o lançamento do vaivém. Prevê-se que essa avaria seja corrigida nas próximas horas. Anúncio da nova data está para breve, mas o lançamento não ocorre antes de 8 de maio.

O Endeavour preparava-se para a derradeira partida, na passada sexta-feira, rumo à Estação Espacial Internacional, numa missão que iria durar 14 dias. No entanto, uma inesperada avaria obrigou ao adiamento. Os oficiais da NASA explicam que se trata de um problema de aquecimento no sistema de energia hidráulica.

A nave tem três unidades de alimentação auxiliar que fornecem energia hidráulica, para garantir a ascensão e a descida. E segundo a regulamentação da NASA, todas essas unidades devem estar plenamente operacionais durante o lançamento, o que não acontece.

Assim, não restou alternativa senão adiar a missão, a última do Endeavour. Segundo o porta-voz do Centro Espacial Kennedy, Allard Beute, “só nos próximas horas será possível determinar uma nova data para o lançamento”. No entanto, o lançamento só ocorrerá depois de 8 de maio.

O Endeavour partirá pela última vez para uma missão espacial. Depois, será a vez do Atlantis, o que põe termo a três décadas de viagens de vaivens espaciais. Os dois aparelhos serão depois expostos em museus nos EUA.

Em destaque

Subir