Mundo

“Emérito”: Papa continua “Sua Santidade”, mantém batina branca e ganha o novo título

O anel é, a par do selo de chumbo usado para carimbar documentos papais (como as bulas), um símbolo unitário. Logo que Bento XVI renuncie, ambos os objetos serão destruídos, impossibilitando uma eventual falsificação de documentos pontifícios, esclareceu também a Santa Sé.

Embora se mantenha “Papa”, embora “emérito”, o sumo pontífice deixa de ser Bento XVI e regressa ao nome original, o alemão Joseph Ratzinger. Uma decisão do próprio Ratzinger, tomada de acordo com o cardeal camerlengo, Tarcisio Bertone, com a Secretaria de Estado e com o colégio de cardeais que vai eleger o próximo Papa.

Bento XVI deixará o Palácio Pontifício do Vaticano às 16h55 (hora em Itália) do dia 28, acrescentou Federico Lombardi. Após um encontro com as autoridades civis e religiosas locais, seguirá de helicóptero para Castelgandolfo, a uma distância de 30 quilómetros, na companhia do cardeal e secretário de Estado Tarcisio Bertone.

Às 20h00, a Guarda Suíça terminará o serviço de guarda à porta do palácio de Castelgandolfo, assinalando o final do papado de Bento XVI. A segurança de Ratzinger passará a ser prestada pela Gendarmaria Vaticana.

A 1 de Março, ainda em Sé Vacante (período que medeia o falecimento ou renúncia do papa até à eleição do sucessor), o decano do Colégio Cardinalício, o cardeal Angelo Sodano, convocará os cardeais para as reuniões preparatórias do conclave, nas quais será decidida a data do encontro, provavelmente no dia 4 de março.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir