Nas Notícias

Em 2012, a conta da água subiu oito por cento, segundo a ERSAR

agua 1Maioria dos concelhos portugueses aumentou preços da água, em 2012. Em média, a fatura dos consumidores subiu oito por cento, de acordo com dados da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos. Este aumento, no entanto, aproxima o preço aos custos com as prestações de serviços.

A água está cada vez mais cara e os portugueses sofreram, no ano passado, uma subida média que atingiu os oito por cento, segundo a ERSAR.

Aquela entidade reguladora verificou que a maioria dos concelhos subiu os preços, em 2012, ainda que esta correção de preços seja assinalada como normal, já que aproxima o preço aos custos com as prestações de serviços.

De acordo com a ERSAR, que divulgou nesta sexta-feira estas atualizações de tarifas feitas em 2012, os portugueses pagaram, em média, 10,29 euros por mês, na fatura da água, o que representa um aumento de 49 cêntimos, em comparação com o ano anterior.

O custo dos serviços de saneamento atingiu 6,39 euros, sendo que o tratamento de lixo custou aos consumidores 4,01 euros.

Há menos municípios a isentar o pagamento de tratamento de esgotos e de lixo, comparativamente com 2011, altura em que 17 municípios não faziam cobrança desses serviços. Agora, são apenas 12 e 14, respetivamente.

Em destaque

Subir