Nas Notícias

Vacina contra o Ébola: Efeitos secundários ditam suspensão dos testes

vacina Os testes com VSV-ZEBOV, a vacina experimental contra o Ébola, foram suspensos. De acordo com Marie-Paule Kieny, da Organização Mundial de Saúde, foram detetados alguns efeitos secundários, como dores musculares.

O ensaio clínico com a mais promissora vacina experimental contra o Ébola, a VSV-ZEBOV, foi cancelado, revelou ontem a Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com a diretora-geral adjunta da OMS, Marie-Paule Kieny, algumas das pessoas inoculadas apresentaram efeitos secundários, com especial destaque para o desenvolvimento de dores musculares.

A interrupção deste ensaio é apenas uma pausa no trabalho: segundo a mesma dirigente, os testes serão retomados no início do próximo ano.

“Algumas pessoas vacinadas desenvolveram dores musculares, algo que é normal quando há uma infeção viral. Porém, por precaução, os investigadores decidiram suspender os testes durante algumas semanas para saber um pouco mais sobre as tais dores”, adiantou Marie-Paule Kieny.

“É uma pausa para compreender o que se trata e logo recomeçar. Não estou preocupada, não é um passo atrás. O ensaio foi realizado de acordo com as medidas de seguranças e boas práticas médicas”, frisou a responsável.

“Esta suspensão é um procedimento padrão em qualquer teste clínico com humanos”, acrescentou Margaret Harris, do departamento de comunicação da OMS, garantindo que não há razão para alarme: “É por isso que se chama teste, para verificar todos e cada um dos efeitos secundários”.

Desenvolvida pela Agência de Saúde Pública do Canadá, a VSV-ZEBOV começou a fase de ensaio clínico em humanos a 10 de novembro, num hospital de Genebra.

A 2 de dezembro, os responsáveis pela realização dos testes avançaram que os primeiros resultados estavam a revelar-se “muito positivos”.

Porém, alguns os pacientes apresentaram dores musculares, nas mãos e pés, entre 10 e 15 dias após a vacinação. Os sintomas duraram alguns dias e depois desapareceram, não tendo surgido qualquer outro sintoma.

A próxima fase do ensaio deve medir a regularidade e a intensidade dos efeitos secundários.

Refira-se que os direitos de patente da VSV-ZEBOV foram adquiridos por um laboratório norte-americano.

Em destaque

Subir