Nas Notícias

É dos carecas que as doenças do coração gostam mais, indica estudo japonês sobre a calvície

“Nós encontrámos uma ligação significativa, embora modesta, entre a calvície, pelo menos na parte superior da cabeça, e o risco de se contrair uma doença cardíaca”, adiantou Tomohide Yamada, um dos cientistas envolvidos no trabalho, citado pela BBC.

A investigação envolveu 37.000 pessoas e o resumo das conclusões foi publicado no site BMJ Open. Entre elas está a conclusão de que metade dos homens aos 50 anos ficam com o cabelo muito fino; quando chegam aos 70 anos, 80 por cento já quase não tem cabelo. A conclusão mais importante, realçou Yamada, é que o cabelo fino na coroa indicia uma doença coronária.

O investigador salientou que, apesar dos números poderem impressionar, ser careca não é um ‘atestado’ de uma futura doença: “nós achamos que encontrámos uma ligação, mas não é uma ligação tão forte como muitas outras já conhecidas, tais como fumar, o sangue, a obesidade e os níveis de colesterol”.

Fica o conselho, da parte dos cientistas, para os homens vigiarem o cabelo, não vão os vasos sanguíneos tecer alguma… Sem descurar outras práticas de vida saudável, como recordou Patrick Wolfe, professor na Universidade de Londres: “este é um caso em que temos de nos focar nas coisas que podemos controlar – a nossa dieta, fazer exercício e outros fatores de risco”. 

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir