Desporto

Doping: Tyson Gay e Asafa Powell mancham atletismo mundial

Asafa PowellAsafa PowellEm menos de 24 horas, dois dos mais conceituados velocistas da era moderna do atletismo surgem envolvidos em escândalos com substâncias proibidas. Atletas deverão falhar Campeonato do Mundo marcado para agosto.

Depois do caso Lance Armstrong no ciclismo, em outubro de 2012, este domingo foi a vez do atletismo fazer capas de jornais pelas piores razões.

Em menos de 24 horas, dois dos maiores velocistas mundiais, aparecem envolvidos num novo escândalo do doping.

Primeiro foi Tyson Gay, norte-americano campeão do mundo dos 100 metros em 2007 e atualmente com o melhor registo do ano nesta categoria. Com 30 anos, Gay confirmou este domingo ter acusado positivo num controlo realizado a 16 de maio. O norte-americano confirmou já que não vai marcar presença no Campeonato do Mundo agendado para agosto, em Moscovo.

Poucas horas depois, era Asafa Powell, jamaicano também com 30 anos, a surgir envolvido num caso de doping. O velocista garante que não tomou qualquer substância ilícita por sua vontade: “Não sou um batoteiro, não tenho conhecimento de ter tomado substâncias que quebrassem qualquer regra”, afirmou em comunicado.

O atleta da Jamaica confirma também que, assim como Tyson Gay, não marcará presença no Mundial do Moscovo.

Asafa Powell é um antigo campeão do mundo nos 100 metros e medalha de ouro em Pequim 2008, onde ajudou a Jamaica a bater um novo recorde mundial nos 4×100 metros ao lado de Usain Bolt.

Em destaque

Subir