Cultura

‘Dodu, o Rapaz de Cartão’ distinguido em festival internacional de cinema de animação

dodu5O filme do português José Miguel Ribeiro, ‘Dodu, o Rapaz de Cartão’, foi distinguido no Festival Internacional de Cinema de Animação Krok. A edição deste ano decorreu de 24 de setembro a 3 de outubro, num barco de cruzeiro, entre as cidades de Kiev e de Sebastopol, junto ao Mar Negro.

‘Dodu, o Rapaz de Cartão’ integra uma série de animação, com cerca de 50 episódios, com argumento de Alexandre Honrado e Virgílio de Almeida, que se encontra em fase de produção, estando terminado um episódio.

O filme de José Miguel Ribeiro também foi exibido nos festivais Anima Mundi e Cineport, no Brasil. É uma curta-metragem, que conjuga cinema de animação e imagem real, protagonizada por Dodu, um rapaz construído a partir de desperdícios de papel por uma menina chamada Camila que anda à procura do pai. A missão de Dodu é encontrar o pai de Camila.

Em Sebastopol, foi distinguido na secção de Filmes para Crianças, com ‘Berry Pie, de Elena Chernova (Rússia), e ‘Princess Painting’, de Johannes Weiland e Klaus Morschheuser (Alemanha).

A técnica usada para este filme é a mesma que José Miguel Ribeiro usou em ‘A Suspeita’ (2000) e em “Passeio de Domingo” (2009): animação de volumes, mas com cartão.

O Festival Internacional de Cinema de Animação ‘Krok’ realiza-se anualmente, em diferentes localidades da Rússia e da Ucrânia, ao longo do rio Dnieper, e adota por nome a palavra local para movimento.

Em destaque

Subir