Tecnologia

Dinheiro a arder: Samsung perde 15 mil milhões com o Galaxy Note 7

Os problemas do Galaxy Note 7 estão a deixar a Samsung queimada a nível financeiro. As perdas associadas ao polémico smartphone devem atingir os 15 mil milhões de euros.

A grande aposta da marca sul-coreana tornou-se num fiasco devido às baterias que explodiam e/ou se incendiavam, obrigando à recolha de todos os Galaxy Note 7.

Quando as vendas foram suspensas, os analistas anteciparam um prejuízo de 4500 milhões de euros. Porém, como o smartphone não voltará ao mercado, as perdas da Samsung devem passar dos 15.000 milhões de euros.

Os planos da empresa previam o fabrico de 19 milhões de unidades do Galaxy Note 7, mas os problemas com as baterias têm-se repetido e a empresa já anunciou que desistiu de produzir o smartphone.

A Samsung ainda não revelou, no entanto, como vai proceder ao programa de trocas para quem adquiriu, em Portugal, um Galaxy Note 7.

O programa de recolha terá custado, a nível mundial, cerca de 895 milhões de euros.

Há um outro custo que é mais difícil de avaliar: os danos na reputação da Samsung, tanto mais que a linha Galaxy é a principal aposta no mercado dos smartphones.

Anunciado como “o smartphone mais inteligente do mundo”, o Galaxy Note 7 esgotou em Portugal ainda durante o período de pré-venda, quando tinha um custo de 879 euros.

Em destaque

Subir