Mundo

Dia Mundial da Asma: Doença por controlar devido a custos dos tratamentos

Dia Mundial da Asma é assinalado hoje, data que permite uma reflexão sobre uma doença que afeta um em cada dez portugueses, sendo que 40 por cento dos asmáticos não consegue controlar este problema de saúde.

A asma é uma doença inflamatória crónica, que ataca todo o sistema respiratório. Afeta as vias aéreas, provocando, em casos mais graves, a obstrução no fluxo de ar. Crises de falta de ar, produção excessiva de muco, contração das vias nasais são alguns dos efeitos da doença.

É possível ter um controlo sobre a doença. No entanto, quatro em cada dez asmáticos portugueses não o conseguem, com prejuízos para a qualidade de vida. Por outro lado, segundo defendem os especialistas, o custo do controlo da asma é excessivamente alto para os pacientes.

Nos casos mais graves, de asma crónica, a redução das vias aéreas pode tornar-se definitiva. No entanto, esta redução é quase sempre reversível, o que representa um aumento da qualidade de vida o asmático.

O diagnóstico é quase sempre clínico e o tratamento é feito a partir de medicamentos que controlam a doença, através da melhoria do fluxo aéreo, durante uma crise asmática, bem como anti-inflamatórios, à base de corticoides, sobretudo.

O Dia Mundial da Asma – que se assinala com diversas iniciativas, promovidas pela Associação Portuguesa de Asmáticos – vem chamar à atenção para um problema de saúde com números excessivamente preocupantes para serem ignorados. Vem ainda alertar para a necessidade de um tratamento eficaz, capaz de minimizar os efeitos deste problema de saúde.

https://www.youtube.com/watch?v=fUoUg-X_mc8

Em destaque

Subir