Economia

DHL com entregas totalmente automatizadas através de drones

A DHL acaba de incluir, na sua cadeia de distribuição, a terceira geração do seu projeto inovador Parcelcopter, tornando-se o primeiro operador de logística do Mundo a fazê-lo.

Concebido para ser utilizado nas entrega de encomendas em regiões alpinas, o Parcelcopter 3.0 foi testado, durante o primeiro trimestre de 2016, na comunidade de Reit im Winkl, onde os clientes DHL foram convidados a enviar as suas encomendas até ao planalto Winklmoosalm.

Durante este período de testes, foram realizados um total de 130 percursos de carga e descarga, totalmente automatizadas, através de um Packstation – Parcelcopter Skyport – especialmente desenvolvido para o efeito. Os clientes tinham apenas de inserir as suas encomendas no Skyport e iniciar a transferência e entrega automatizadas através do Parcelcopter, em percursos de oito quilómetros e a uma altura de 1200 metros acima do nível do mar.

A evolução alcançada com o Parcelcopter 3.0 permite agora lidar com condições geográficas e meteorológicas adversas, com cargas mais pesadas e distâncias mais longas. Durante a fase de testes foram entregues medicamentos urgentes e material desportivo em oito minutos, um itinerário que de carro levaria pelo menos trinta minutos.

“Somos os primeiros, em todo o mundo, a oferecer um transporte através de drone – Parcelcopter DHL – com entrega ao cliente final. Com esta combinação de carga e descarga totalmente automática, com o aumento da capacidade de carga de transporte e alcance do nosso Parcelcopter, conseguimos um nível de maturidade técnica e processual que nos permite avançar numa próxima fase para testes em zonas urbanas”, afirma Jürgen Gerdes, do Grupo Deutsche Post DHL.

Todos os detalhes foram salvaguardados para garantir a segurança e eficácia do projeto.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir