Nas Notícias

Dez elefantes pigmeus mortos na ilha de Bornéu, autoridades suspeitam de envenenamento

elef mal 1x510O elefante pigmeu do Bornéu é uma subespécie em perigo de extinção, com o número de exemplares em vida selvagem a rondar os 1500. “Foi muito triste ver todos aqueles elefantes mortos, especialmente uma das fêmeas que tinha um filhote muito pequeno, de cerca de três meses de idade”, revelou o veterinário-chefe da reserva, Sen Nathan.

Uma foto do incidente está a correr o mundo. “O filhote estava a tentar acordar a mãe morta”, explicou Nathan. As autoridades acreditam que tenha sido um caso de envenenamento e que a situação tenha vindo a ocorrer nas últimas três semanas, período em que têm sido descobertos vários elefantes pigmeus mortos e outros em estado grave, com hemorragias internas.

As dez vítimas mortais mais recentes tinham entre quatro a 20 anos, segundo Sen Nathan, e pertenciam à mesma família. Não apresentavam marcas de terem sido alvejados e ainda possuíam as presas, o principal motivo para a caça ilegal.

Esta subespécie, a menor entre os elefantes asiáticos, enfrenta ainda o problema da desflorestação na Malásia e a crescente ocupação do espaço por humanos.

elef mal 2x510

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir