Adversários das equipas portuguesas na fase de grupos da Liga dos Campeões são conhecidos hoje. FC Porto e Benfica têm equipas a evitar, no sorteio que se realiza às 16h45, com transmissão em direto na RTP1.
Como cabeça de série, o FC Porto tem, em teoria, tarefa menos agreste. Os azuis e brancos não defrontam, desde logo, qualquer uma das equipas que estão no pote principal: Barcelona, Real Madrid, Manchester United, Chelsea, Arsenal ou Inter de Milão, além do Bayern de Munique.
O Benfica terá de encontrar um destes colossos que o FC Porto evita, escapando a adversários como AC Milan, Lyon, Valência, Shakhtar Donetsk, Villarreal, CSKA Moscovo e Marselha (conjunto de equipas que formam o pote dois)
Mas o sorteio não se restringe aos potes principais. As duas equipas portuguesas na Liga dos Campeões podem defrontar equipas fortes, que estão nos grupos teoricamente menos fortes: Zenit, Ajax, Bayer Leverkusen, Olympiacos, Manchester City e Lille, sobretudo, são rivais de grande qualidade. Juntamente com Basileia e BATE Borisov formam o pote três.
Só no pote quatro estão adversários bem mais simpáticos – ainda que a história recente mostre que a teoria de equipas acessíveis pode transformar-se em prática de ossos duros de roer. Borussia Dortmund é rival a evitar, assim como o Nápoles.
Também neste quarto grupo estão Dínamo Zagreb, APOEL, Trabzonspor (que foi recuperado para a Champions após desclassificação do Fenerbahçe, por corrupção), Genk, Viktoria Plzen e Otelul Galati. Refira-se que o Fenerbahçe vai recorrer da exclusão.
A partir das 16h45, os representantes lusos na prova dos milhões conhecem o que a sorte lhes reserva.