Foi aprovada no Parlamento a coadoção por casais homossexuais. O projeto socialista, submetido a votação na manhã desta sexta-feira do Parlamento, mereceu 99 votos a favor e 94 contra e nove abstenções (16 deputados do PSD votaram a favor). Alguns deputados abandonaram o hemiciclo num aparente protesto.
O Parlamento aprovou na generalidade, na manhã desta sexta-feira, o projeto-lei do PS que permite a coadoção por parte de casais homossexuais. A nova lei prevê que os homossexuais possam coadotar os filhos (adotivos ou biológicos) da pessoa com quem estão casados ou em união de facto.
O projeto socialista mereceu 99 votos a favor, 94 votos contra e nove abstenções, numa votação que contou com a participação de 202 dos 230 deputados da Assembleia da República. Alguns deputados abandonaram a Assembleia da República antes da votação começar.
A proposta socialista contou com os votos a favor de alguns deputados das bancadas da maioria, do PSD e do CDS-PP, que não impuseram disciplina de voto. No final das votações, houve festejos nas galerias da Assembleia da República.
Já os três projetos de Bloco de Esquerda e do Partido Ecologista ‘Os Verdes’ para alargar a adoção de crianças a casais homossexuais foram, no entanto, chumbados.