Nas Notícias

Defesa: Ministro avalia relatório que aponta excesso de oficiais nas Forças Armadas

aguiar brancoAguiar-Branco, ministro com a pasta da Defesa, tem em mãos um relatório elaborado pelo Instituto de Defesa Nacional, que sugere uma reforma na estrutura militar das Forças Armadas, com cortes no número de oficiais e redução de despesa. Aguiar-Branco já garantiu que irá cortar mais de 200 milhões de euros na fatura militar.

José Pedro Aguiar-Branco está a analisar uma proposta que aponta no sentido de mudanças profundas nas Forças Armadas. Um relatório o Instituto de Defesa Nacional sustenta a extinção de algumas estruturas.

A finalidade é agilizar as Forças Armadas, eliminando áreas que provocam um aumento dos custos. A reforma deverá avançar, por decisão de Aguiar-Branco, depois de aprovado o Conceito Estratégico da Defesa Nacional.

De acordo com a Rádio Renascença, que teve acesso a este estudo, assinalam-se diversos desequilíbrios na estrutura, dos quais se destaca a existência de um oficial por cada dois soldados. As Forças Armadas têm 8000 oficiais, 12 mil sargentos e 18 mil soldados. O número estará desequilibrado, de acordo com o relatório, que aponta no sentido de uma reestruturação.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir