Mundo

Decifrado pergaminho encontrado há 50 anos no Mar Morto

Um dos dois manuscritos de pergaminhos descobertos no Mar Morto há mais de 50 anos foi agora reconstruído e decifrado por um grupo de investigadores israelitas.

Ilan Yavelberg, porta-voz da Universidade de Aifa, disse que até agora os mais de 60 fragmentos de pergaminhos com inscrições critografadas em hebraico pertenciam a pergaminhos diferentes, mas esta nova investigação vem mostrar o contrário.

De acordo com Eshbal Ratson e Jonathan Bem-Dov, do departamento de estudos bíblicos da Universidade, os fragmentos estavam ligados quando começaram a estudá-los, há pouco menos de um ano.

“Eles reuniram tudo e concluíram que se tratava do mesmo rolo”, disse Yavelberg.

Encontrados nas cavernas em Qumran, no Mar Morto, estes manuscritos foram escritos pelos Essénios, uma seita judaica que se retirou do deserto da Judeia para as cavernas, acreditam vários especialistas.

Agora, o rolo decifrado faz referência ao calendário de 364 dias usado pela seita, tendo também referências das festividades anuais da colheita da uva e da azeitona, seguidas naquela época no judaísmo.

A Universidade explica também que o par de investigadores continuam a tentar decifrar o segundo manuscrito.

Estes manuscritos, encontrados entre 1947 e 1956, são considerados das maiores descobertas arqueológicas, contendo textos religiosos em hebraico, aramaico e grego, bem como o mais velho Antigo Testamento conhecido.

Em destaque

Subir