Motociclismo

Dakar: Pedrero Garcia ganha etapa e Paulo Gonçalves é sétimo

JoanPedreroJoanPedrero600Juan Pedrero Garcia foi o vencedor da competição das motos da quarta etapa do Rali Dakar, que ligou San Juan, na Argentina, a Chilecito, no Chile. O piloto da Sherco bateu Chaleco Lopez por 29 segundos, numa tirada onde o líder das duas rodas, Barreda Bort, não foi além do sexto posto, imediatamente à frente do melhor português, Paulo Gonçalves.

Com 353 quilómetros cronometrados para as motos, a etapa, Barreda Bort não evitou perder quase 14 minutos para Pedrero Garcia e viu a sua vantagem na classificação geral, que é agora de pouco mais de três minutos sobre Marc Coma.

Mas o pior foi mesmo para Cyril Després. O vencedor da prova do ano passado perdeu mais de 42 minutos e ‘caiu’ assim para o sexto posto da classificação geral, na qual os melhores portugueses estão ainda fora do top dez.

paulo goncalves 600 3Embora Paulo Gonçalves tenha feito o sétimo tempo na etapa, e visto o tempo que perdeu na véspera ser-lhe restituído, ocupa agora o 19.º posto da ‘geral’, quarto posições abaixo de Hélder Rodrigues.

O piloto de Esposende conta que se perdeu: “Estava a 4500 metros de altitude, juntamente com Sunderland e Grabham, e não conseguimos encontrar o caminho certo. O Grabham foi por um caminho errado e nós seguimo-lo. Perdemos muito tempo à procura do caminho certo. Já percebi que o meu Dakar acabou. A partir de agora sou forçado a ajudar o Joan Barreda”.

Hélder Rodrigues teve uma jornada bastante complicada, já que teve problemas com o equipamento de navegação (Iritrak) e perder mais de 50 minutos. Isto fê-lo descer à 15.ª posição a mais de minuto e meio do líder.

“Foi realmente difícil. Perdi-me e demorei muito tempo para voltar ao caminho certo. Mas estou feliz por ter chegado ao acampamento. Poderia ter abandonado a prova hoje, mas tive um novo fôlego, apesar de perder muitos minutos”, admitiu o piloto de Almargem do Bispo.

Classificação

1.º Joan Barreda Bort (Honda) 15h39m53s
2.º Marc Coma (KTM) + 3m10s
3.º Francisco Lopez Contardo (KTM) + 5m12s
4.º Alain Duclos (Sherco) + 25m55s
5.º Olivier Pain (Yamaha) + 29m38s
6.º Cyril Despres (Yamaha) + 41m17s
7.º David Casteu (KTM) + 42m17s
8.º Jeremias Esquerre (Speedbrain) + 46m33s
9.º Jordi Viladoms (KTM) + 49m14s
10.º Kuba Przygonski (KTM= + 54m52s

Em destaque

Subir