Nas Notícias

Consumo de queijo e iogurte reduz risco de diabetes

Um estudo levado a cabo por uma equipa de cientistas ingleses e holandeses concluiu que, ao contrário do que se pensava, o consumo de queijo e de iogurte pode trazer reais benefícios no combate à diabetes tipo 2.

O estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition e que teve como base uma população-alvo de 16 mil pessoas – 12 mil das quais portadoras de diabetes tipo 2 -, pretendia perceber qual dos dois laticínios poderia exercer uma maior influência no risco de desenvolver a doença.

A conclusão, estabeleceu uma relação entre a ingestão de duas fatias de queijo, ou meio frasco de iogurte, por dia, e uma diminuição de 12 por cento no desenvolvimento da diabetes tipo 2.

Estes resultados deveram-se, em primeiro lugar, aos efeitos benéficos que a fermentação desses alimentos proporcionam e, em segundo lugar, à descoberta de gorduras saudáveis e de bactérias probióticas, presentes no queijo e no iogurte.

No entanto, esta não é uma conclusão pacífica. Um outro grupo de investigadores veio já afirmar que os benefícios demonstrados por este estudo podem não ser verdadeiros e, por isso, recomendam o conselho de um nutricionista, antes de ingerir um destes alimentos.

A diabetes mellitus tipo 2 é um distúrbio metabólico caraterizado pelo elevado nível de glicose no sangue, fruto da resistência à insulina. Atualmente, representa cerca de 90 por cento dos casos de diabetes e afeta uma média de 285 milhões de pessoas, em todo o mundo.

Em destaque

Subir