Nas Notícias

Confirmada greve nos comboios na véspera do feriado

A federação sindical do setor ferroviário confirma a realização da greve agendada para dia 30. Sem serviços mínimos, “a esmagadora maioria” dos comboios vai parar, num dia em que muitos pensavam aproveitar uma espécie de ponte

Quem meteu folga ou um dia de férias na quinta-feira, para aproveitar o feriado do 1.º de Dezembro e o fim de semana, terá de pensar duas vezes no caso de estar a pensar ir de comboio.

“Sem resposta” por parte da tutela, a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans) decidiu manter a greve que tinha convocado para quinta-feira, véspera do feriado e que não vai ter sequer serviços mínimos.

“Fomos informados pelo IMT de que não há resposta da tutela. Não há nenhum elemento novo e, por isso, mantemos a decisão de avançar com a greve”, confirmou José Manuel Oliveira, dirigente da Fectrans, em declarações à Lusa.

Como ontem havia reunião com a CP, as organizações sindicais admitiam informalmente que poderiam levantar o pré-aviso de greve. Hoje, é confirmado que a greve vai mesmo realizar-se na véspera do feriado.

Por ser “uma greve de curta duração, de um dia apenas”, o Conselho Económico e Social determinou que não seria “adequado” acionar os serviços mínimos.

José Manuel Oliveira acredita que a greve vai afetar “tanto o transporte de passageiros como o de mercadorias” e espera um “forte impacto quer pela adesão, quer pela abrangência”.

A CP, contactada pela Lusa, recusou tecer comentários.

Em destaque

Subir