Nas Notícias

Com vídeos: Estes alpinistas fizeram algo sem precedentes

alpinista california 400 Há quem considere estes alpinistas norte-americanos loucos. Há quem os ache heróis. o Parque Nacional de Yosemite, situado na Califórnia, Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson escalaram 900 metros de uma montanha cujo topo era inatingível. Caldwell Jorgeson tocaram no cume da ‘El Capitan’ e provaram que são uns heróis loucos. Veja os vídeos.

Chamam-se Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson, são alpinistas e os primeiros a escalar a montanha El Capitan, que tem 900 metros de altura e fica localizada no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia.

Após 19 dias, foi reescrita a história da ‘parede’, a montanha cujo topo nunca antes fora alcançado.

Foi necessária muita preserverança, um pouco de loucura e enorme paixão pelo alpinismo. Só assim Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson conseguiram alcançar o topo da montanha El Capitan, ou ‘a parede’, como é conhecida, já tinha suscitado o desejo de alguns alpinistas.

A história do alpinismo foi reescrita na passada quarta-feira, quando Caldwell e Jorgeson cumpriram o seu plano ambicioso. E louco.

Os dois alpinistas norte-americanos tocaram o céu, sem ajuda de equipamentos, exceto aqueles que lhes salvaram a vida.

Não usaram qualquer ferramenta para garantir a subida. Apenas cordas que os protegeram da morte, nas muitas quedas que deitaram por terra metros de esforço.

Ao longo de 19 dias, foram subindo aquele paredão de granito, íngreme, liso, quase sem as agruras que permitem sustentação dos alpinistas.

E por isso esta montanha se tornou num dos desafios mais ousados dos alpinistas, que tentaram, sem conseguir, chegar ao topo. Todos esses alpinistas que quiseram subir a El Capitan foram apelidados de “loucos”.

Jorgeson e Caldwell definiram um plano, que passava por usar cordas de segurança e apenas mãos e pés para escalar quase um quilómetro de uma parede lisa, sem ponta para se agarrar.

Ao longo de anos, treinaram. Caíram e estudaram ‘planos b’. Compreenderam que poderiam estar a tentar um feito impossível.

A 27 de dezembro, deram início à aventura e entraram no novo ano a cumprir o sonho da Califórnia. Magoaram-se, tiveram de descansar, caíram de novo e usaram todas as alternativas possíveis, sempre que falhavam.

Secção após secção, foram em direção ao topo do El Capitan, até que na noite desta quarta-feira atingiram o topo.

Veja o vídeo do momento da chegada ao topo:

Em destaque

Subir