Nas Notícias

Cientistas descobrem fósseis de dinossauros e tartarugas na região de Pombal

Foram encontrados fósseis de dinossauros e de tartarugas com 150 milhões de anos, em Pombal, segundo informou o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC).

Elisabete Malafaia, paleontóloga do MUHNAC, afirmou que na escavação que decorreu no Monte Agudo foram “encontrados elementos fossilizados de tartarugas e diversas vértebras ainda por identificar mas que poderão pertencer a dinossauros saurópodes”.

Apesar de a cientista declarar que ainda existe muitas coisas para descobrir, “esta descoberta vem confirmar o elevado potencial paleontológico e interesse científico da região de Pombal para o conhecimento dos ecossistemas com dinossauros em Portugal do final do Jurássico”.

A escavação em Pombal decorreu entre 21 e 25 de março com o intuito de avaliar o potencial paleontológico da região, numa parceria entre paleontólogos portugueses e espanhóis do MUHNAC e do Instituto Dom Luiz, da Universidade de Lisboa e do Grupo de Biologia Evolutiva, da Universidade de Educação à Distância de Madrid, com o apoio das autoridades locais.

Agora, os fósseis vão “ser preparados e restaurados de forma a poderem integrar as coleções do MUHNAC”.

Em destaque

Subir