Insólito

Cientistas captam macaco a criar utensílio para limpar unhas (vídeo)

O macaco estava a ser observado, no recato do seu lar, no jardim zoológico. Até que uma equipa de investigadores da Universidade de Durham decide filmá-lo, captando um ato revelador de inteligência: o mandril (uma das espécies de macacos mais velhas do mundo) cria um utensílio para limpar as unhas…

A inteligência animal está constantemente a surpreender o Homem, que provavelmente subestima as espécies. Um grupo de investigadores acaba de ser surpreendido e recolheu provas: um vídeo de um macaco a adaptar um pau para poder limpar as unhas.

A observação faz parte de uma pesquisa que foi publicada na ‘Behavioural Processes’. Destaca-se a capacidade do mandril em perceber que um simples pau pode ser convertido num instrumento útil para o seu bem-estar.

O macaco pega num ramo e elimina uma parte. Depois, reduz o ramo ao tamanho necessário, para que possa atingir o seu fim. Segundo o investigador que orientou a pesquisa, Riccardo Pansini, “esta capacidade de alterar ferramentas” indicam que “o animal detém capacidades cognitivas muito desenvolvidas”.

Neste caso, trata-se de um animal em cativeiro, o que sugere outro facto: os animais em jardins zoológicos, por exemplo, não dedicam tempo à procura do alimento, o que lhes permite dispor de mais tempo para este tipo de hábitos de higiene ou conforto.

Veja o curto vídeo que deliciou os cientistas:

https://www.youtube.com/watch?v=vfhVUI3dt1g  

Em destaque

Subir