Nas Notícias

Cientistas associam cancro do ovário ao peso excessivo nas mulheres (estudo)

cancro ovariocancro ovarioAs mulheres que tenham excesso de peso apresentam maior risco de sofrer de cancro do ovário, concluem cientistas, no âmbito de um estudo do Fundo Mundial de Investigação do Cancro (WCRF, em inglês). “Há provas de uma associação entre a gordura (fixada pelo IMC) e o cancro do ovário”, diz Rachel Thompson, investigadora-chefe do WCRF.

O peso excessivo pode aumentar os riscos de as mulheres padecerem de cancro do ovário, concluem investigadores do Fundo Mundial de Investigação do Cancro.

Os cientistas já tinham feito uma associação entre o peso em excesso e outros cancros (mama, cólon, ou útero), mas depois da avaliação de 128 estudos sobre este tipo de cancro acrescentaram-no à lista.

Os fatores de risco conhecidos do cancro do ovário eram a idade e também o histórico familiar. No entanto, a obesidade também pode provocar o desenvolvimento da doença.

Além de avaliarem outros estudos, os cientistas do WCRF, analisaram o índice de massa corporal (comparando o peso com a estatura) e notaram uma maior prevalência de casos em mulheres com peso excessivo.

“Há provas de uma associação entre a gordura (fixada pelo IMC) e o cancro do ovário. Uma maior gordura é uma causa provável desta doença, nas mulheres. Podemos dizer com certeza que peso excessivo ou obesidade aumentam risco de desenvolver cancro de ovário, assim como se verifica com outros tipos de cancros”, disse Rachel Thompson, investigadora-chefe do WCRF, em declarações reproduzidas pela agência Efe.

Os cientistas esperam agora que este estudo suscite uma alteração dos hábitos das mulheres, para combaterem o peso em excesso. No Reino Unido, são detetados anualmente 7100 novos casos, sendo que morrem todos os anos em média 4300 mulheres, vítimas do cancro do ovário.

Em destaque

Subir